Revista Egitania Sciencia - Volume 6 | ARTIGO

Título: A SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES E A SUA PERCEPÇÃO DA PERFORMANCE DA ORGANIZAÇÃO NUM DESTINO TURÍSTICO

Autor: Graciana Vieira * (gracianavieira@hotmail.com), Júlio Mendes ** (jmendes@ualg.pt), M. Manuela Guerreiro *** (mmguerre@ualg.pt) e Patrícia Valle **** (pvalle@ualg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 6

Resumo:
A satisfação dos colaboradores é uma questão que tem vindo a merecer grande atenção entre académicos e profissionais. A importância deste assunto é salientada pelos resultados a que chegaram alguns estudos que encontraram uma relação positive entre a satisfação dos colaboradores e a performance do negócio, assim como pelo desenvolvimento e melhoramento de alguns conceitos de gestão. A indústria turística envolve uma amálgama de serviços e produtos e a interacção entre colaboradores e turistas faz parte da própria experiência turística. Num estudo realizado na região do Algarve (Portugal), um questionário foi aplicado a uma amostra representativa de 577 colaboradores, de organizações privadas e públicas, com 25 ou mais colaboradores. O inquérito foi dividido em cinco partes. Os resultados foram analisados com recurso a um programa informático estatístico e permitiram à equipa de investigação apresentar sugestões e recomendações com o intuito de aumentar a satisfação dos colaboradores de organizações de um destino turístico, muito dependente desta indústria. Acredita-se que o maior contributo desta investigação relacionase com o facto da análise ter sido realizada de forma agregada, incluindo organizações directa e indirectamente ligadas ao turismo, já que os turistas consomem não só serviços de alojamento e viagem mas também outros serviços como de comércio, segurança e saúde.

Palavras-chave: A satisfação dos colaboradores é uma questão que tem vindo a merecer grande atenção entre académicos e profissionais. A importância deste assunto é salientada pelos resultados a que chegaram alguns estudos que encontraram uma relação positive entre a satisfação dos colaboradores e a performance do negócio, assim como pelo desenvolvimento e melhoramento de alguns conceitos de gestão. A indústria turística envolve uma amálgama de serviços e produtos e a interacção entre colaboradores e turistas faz parte da própria experiência turística. Num estudo realizado na região do Algarve (Portugal), um questionário foi aplicado a uma amostra representativa de 577 colaboradores, de organizações privadas e públicas, com 25 ou mais colaboradores. O inquérito foi dividido em cinco partes. Os resultados foram analisados com recurso a um programa informático estatístico e permitiram à equipa de investigação apresentar sugestões e recomendações com o intuito de aumentar a satisfação dos colaboradores de organizações de um destino turístico, muito dependente desta indústria. Acredita-se que o maior contributo desta investigação relacionase com o facto da análise ter sido realizada de forma agregada, incluindo organizações directa e indirectamente ligadas ao turismo, já que os turistas consomem não só serviços de alojamento e viagem mas também outros serviços como de comércio, segurança e saúde.




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