Título: PERFIL PSICOSSOCIAL DE IDOSOS DO INTERIOR DE PORTUGAL: ESTUDO DE CASO NUMA FREGUESIA DO DISTRITO DA GUARDA

Autor: Constança Paul*, António M. Fonseca**, Ignácio Martín*** e João Amado****
* Docente do ICBAS – Universidade do Porto | ** Docente da Universidade Católica Portuguesa | *** Docente do ISSSP - Porto | **** Docente do ICBAS – Universidade do Porto

Ser idoso é uma condição plural dos indivíduos que têm o privilégio de ter vidas longas. A condição de ser idoso, na actualidade, corresponde a padrões diversificados de comportamento e de contextos e pode ser devidamente compreendida na sequência da análise de estudos de caso. O envelhecimento em contexto rural adquire a especialidade que ilustramos com um estudo de caso efectuado na freguesia de Aldeia do Bispo (concelho do Sabugal, distrito da Guarda), abrangendo 117 idosos aí residentes, vivendo de forma independente. Os resultados alcançados permitem constatar uma população numa condição psicológica não muito animadora, embora a sua resignação e as baixas expectativas relativamente ao futuro acabem por dissimular esse estado.

Palavras-chave: Envelhecimento, Idosos, Meio rural, Condição psicológica