Título: DIMENSÃO DESCRITIVA DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

Autor: António Gonçalves Fernandes * (toze@ipb.pt) e Maria Isabel Ribeiro ** (xilote@ipb.pt)

É, fundamentalmente, a mesma óptica prescritiva que se encontra nas principais abordagens do fenómeno estratégico nas décadas de 50 e 80 do século passado. A partir de meados da década de 80 surgiram as escolas descritivas e com elas prevaleceram conceitos como a intenção estratégica, as competências centrais e o enfoque no mercado. A passagem das estratégias de desenhos, dos planos e/ou das posições precisas, tão características da dimensão prescritiva para visões vagas e perspectivas alargadas da dimensão descritiva surgiu com alguma naturalidade. Apesar disso, na actualidade, as visões que se pretendem estritamente descritivas são ainda prescritivas ou confundem as duas perspectivas.

Palavras-chave: Planeamento Estratégico, Dimensão Descritiva, Escolas