Título: HÁBITOS E COMPORTAMENTOS TABÁGICOS DOS PROFESSORES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

Autor: Tânia Cristina de São Pedro Pires (t.pires@live.com.pt), Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt) e António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt)

Os objectivos deste estudo envolvem a determinação da prevalência do tabagismo numa amostra de docentes do ensino superior público do distrito de Bragança, o conhecimento dos seus hábitos e comportamentos e a identificação dos factores associados ao consumo do tabaco. A prevalência do consumo de tabaco registada foi de 15,1%. As razões que levam ao consumo do tabaco são, entre outras, ter irmãos fumadores, ter um parceiro que fuma, conviver com familiares fumadores, combater o stresse e obter prazer. O inquirido tem consciência que fumar pode prejudicar outras pessoas e fazer mal à saúde, contudo não abdica deste hábito.

Palavras-chave: Tabaco, Epidemiologia, Prevalência