Título: A ANÁLISE DA PERDA DE IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE CONTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE OHLSON NO SECTOR DO CARRO

Autor: Teresa Duarte Atoche (tduarte@us.es), J. Ángel Pérez López (jangel@us.es), J. Antonio Camúñez Ruiz (camunez@us.es) e Inés Moreno Campos (ines@us.es)

Antecedentes: Desde há umas décadas a esta parte, a diferença existente entre a informação económico-financeira que as empresas apresentam e as necessidades informativas dos mercados têm sido motivo de preocupação e merecido crescente interesse por parte dos académicos. A evidência empírica chamou a atenção para a necessidade de os órgãos reguladores a nivel internacional se envolverem neste problema e encontrarem uma solução no sentido de garantir informação financeira relevante e clara. Hojee m dia o Financial Accounting Standard Board (FASB) e o International Accounting Standard Board (IASB) estão a trabalhar no sentido da harmonizar as normas contabilísticas à escala internacional. Objetivo: Com este trabalho de investigação iremos constatar empiricamente o deteriorar dos sistemas de informação contabilísticos, através da estimação do valor de mercado das empresas cotadas nos mercados de capitais. Metodologia e amostra: Recorremos, como função base, o modelo de Ohlson (1995) e a partir do mesmo, desenvolvemos as funções de valoração derivadas dos seus correspondentes Dinâmicas de Informação Linear (DIL). A amostra foi constituída por empresas que estão cotadas nos Estados Unidos e no Reino Unido, pertencem ao sector automóvel. O horizonte temporal analizado comprende 10 anos. Resultado e conclusões: Testada a utilidade perdida dos sistemas contabilísticos, como consequência dos sistemas contabilísticos não evidenciarem alguns acontecimentos, como por exemplo os benefícios em I+D, consideramos necessário que os órgãos reguladores mais importantes a nível internacional, o FASB e o IASB, melhorem as suas normas em matéria de intangíveis.

Palavras-chave: Normas Internacionales de Contabilidad, Modelo de Ohlson, Valor de mercado