Título: A IMPORTÂNCIA DE AGIR E PENSAR ESTRATEGICAMENTE NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS

Autor: António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt) e Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt)

Neste artigo explora-se o conceito de planeamento estratégico num contexto específico, designadamente, o ensino superior português. Este artigo pretende, assim, contribuir para a sensibilização dos diversos actores que têm uma intervenção directa ou indirecta neste sector para necessidade de planear e pensar estrategicamente o ensino superior. Para isso, vão-se buscar à indústria diversos contributos que permitam desenhar um modelo conceptual de planeamento estratégico para o sector que possa reunir o consenso daqueles que o irão aplicar. O modelo referido integra, na medida do possível, os contributos das diversas escolas de formulação da estratégia, designadamente, prescritivas e descritivas e deve estar adaptado às especificidades do sector em estudo.

Palavras-chave: Planeamento Estratégico, Ensino Superior, Portugal