Título: UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM TURISMO: REQUISITO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

Autor: Manuel Salgado* e José Alexandre Martins**
* Docente da ESTT do Instituto Politécnico da Guarda | ** Docente da ESTT do Instituto Politécnico da Guarda

Este artigo constitui uma reflexão sobre um sistema em rede de educação e formação para o sector do Turismo, estabelecida entre Portugal e os Países Lusófonos. O objectivo principal é comprovar as vantagens da existência de uma rede institucional de cooperação nos vários níveis formativos e educativos, no sentido de fomentar a interligação entre os intervenientes e as instituições que implementam cursos de formação para o sector do turismo. Para justificar a análise proposta, em rede, salienta-se a importância de quatro vectores essenciais para a sua consecução: a crescente actividade de investigação científica no turismo; o maior envolvimento da comunidade académica e das associações profissionais; a realização de diversas tipologias de fóruns de debate e de partilha de experiências em torno da área científica do Turismo; e a inter-relação dos vários intervenientes no processo educativo e formativo nesta área.

Palavras-chave: Turismo; Formação; Rede; Lusofonia