Título: O PAPEL DO PRÓXIMO, A IDEOLOGIA POLÍTICA NO POSICIONAMENTO DE NOTÍCIAS DIÁRIAS TRADICIONAIS: O CASO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO UEMC

Autor: Alejandro Tapia Frade (atapia@uemc.es), Matías López Iglesias (mlopez@uemc.es) e Raquel Herranz Asensio

A cobertura do fato seguinte e as idéias da cabeça sobre a política são dois elementos que têm sido intensamente estudados na literatura científica. Este artigo tenta analisar a partir da perspectiva do público, a percepção de diferentes jornais sobre os dois itens mencionados. Em particular, propomos a análise da percepção dos estudantes universitários por meio da análise de correspondências, uma técnica estatística multivariada, amplamente generalizada. Os resultados dos ensaios relatados destacam a importância dos dois elementos que constituem a estrutura do mercado em grupos de percepção e, portanto, competitivo.

Palavras-chave: jornais, mídia tradicional, posicionamento, jornal ideal, local