Título: COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DE ESTUDANTES DA MADEIRA

Autor: António V. Bento (bento@uma.pt) e Isabel Ribeiro (xilote@ipb.pt)

Os alunos do ensino secundário desenvolvem durante o seu percurso escolar secundário diversas capacidades de liderança. De facto, esta área de estudo investigacional tem atraído pouca atenção da parte de investigadores portugueses. A fundamentação conceptual para este estudo de investigação baseou-se no modelo da teoria das inteligências múltiplas desenvolvido por Howard Gardner. Os objectivos principais deste estudo foram o de a) analisar as características de liderança dos alunos do ensino secundário em duas escolas (uma urbana e outra rural) da Região Autónoma da Madeira (Portugal) e, b) determinar as diferenças existentes no que concerne ao tipo de escola e ao género dos estudantes em oito domínios distintos: 1) auto-gestão; 2) relações interpessoais; 3) resolução de problemas/tomada de decisão; 4) desenvolvimento cognitivo/análise crítica; 5) organização e planeamento; 6) auto confiança; 7) sensibilidade para a diversidade; e, 8) tecnologia. Foi usado, na recolha de dados, o Student Leadership Outcomes Inventory (SLOI) (Vann, 2004), um instrumento com 60 itens que foi construído para medir os resultados das experiências de liderança dos alunos em oito áreas distintas. Foram encontradas diversas diferenças embora não significativas. Em consequência e, no general, podemos afirmar que os alunos Madeirenses terminam a ensino secundário e chegam à Universidade ou ao mercado de trabalho com diversas características e capacidades de liderança bem desenvolvidas.

Palavras-chave: Liderança; Competências de liderança; Alunos do ensino secundário; Região Autónoma da Madeira; Portugal