Título: NANOTUBOS DE CARBONO: PROPRIEDADES E FUNCIONALIZAÇÃO

Autor: Jorge Fonseca e Trindade (jtrindade@ipg.pt)

O carbono é um dos elementos mais abundantes na Natureza e, até há 20 anos atrás apenas se conheciam duas formas alotrópicas livres: a grafite e o diamante. A descoberta de uma terceira forma, o fulereno, despoletou um novo interesse pelo estudo e aplicações do carbono, conduzindo à síntese de novas formas alotrópicas designadas por nanotubos de carbono. Pouco tempo depois, entrávamos na era das nanociências. O grande desafio das nanociências reside no facto de, à escala nanométrica, os materiais apresentarem propriedades e comportamentos distintos do que acontece à escala macro, em virtude de os efeitos térmicos e quânticos passarem a ser muito importantes e a superfície dos sistemas passar a ser mais relevante do que o seu volume. Tornam-se assim necessários estudos relevantes sobre o comportamento dos nanotubos de carbono neste contexto. Neste trabalho passar-se-ão em revista algumas importantes propriedades dos nanotubos de carbono, bem como alguns fatores de que dependem, e ilustrar-se-á a dopagem de nanotubos de carbono com silício e o grupo carboxílico, por simulação computacional.

Palavras-chave: Carbono, nanotubos de carbono, funcionalização, simulação computacional, ab initio