Título: REPENSAR OS CURRICULA PARA UMA EFETIVA CIDADANIA AMBIENTAL

Autor: Alda Maria Vieira Matos Gonçalves (alda@ipb.pt), Paula Sofia Alves do Cabo (paulacabo@ipb.pt), António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt) e Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt)

A utilização desmesurada dos recursos naturais provoca desequilíbrios ambientais que se revelarão desastrosos no curto prazo. A destruição dos solos, florestas, animais e paisagens, a urbanização desordenada, a poluição das terras, águas e atmosfera originam ruturas de difícil recuperação. Na atualidade, o ser humano começa a ter consciência de que a destruição do meio ambiente representa a sua própria destruição. Mas o analfabetismo funcional, tecnológico e ambiental é o mais difícil de erradicar e, para além disso, atinge pessoas com vários níveis de escolaridade. É no seio desta problemática que se centra esta investigação, sustentada numa revisão bibliográfica, na qual se observa o contributo das várias ciências para a perceção do ambiente como um todo. Oferece-se uma abordagem sistémica, integradora e transversal dos saberes e suas correlações com a vida, numa perspetiva multifacetada que enfatiza a sua natureza inclusiva e abrangente. Conclui-se que os temas e práticas abordados nas escolas se dissociam de uma visão holística da Natureza, fomentando uma aprendizagem fragmentada e incompleta da Biosfera. Sem o reconhecimento da escala de intensificação dos processos naturais que a atividade antrópica provoca, o carácter natural das mudanças globais, os aspetos históricos, a interdependência destes fatores com a vida e sua evolução, não poderão formar-se cidadãos conscientes e sensíveis aos problemas ambientais. Só proporcionando uma visão sistémica do planeta no ensino, em que participa a Biosfera, se poderão formar cidadãos responsáveis pelo uso e ocupação do meio natural.

Palavras-chave: ambiente, educação, ciências, sistema, multidisciplinar