Título: AS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO NO ALÍVIO E CONTROLO DA DOR EM PESSOAS ADULTAS E IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autor: Manuel do Nascimento Silva Paulino (mpaulino@ipg.pt)

Objetivo: efetuar a análise e interpretação dos estudos publicados acerca da utilização das técnicas de relaxamento, para determinação da eficácia no alívio e controlo da dor em pessoas adultas e idosas. Desenho: revisão sistemática da literatura. Método: a pesquisa foi efetuada nas plataformas de bases de dados, EBSCO Host, B-ON, SAGE, SciELO e no acervo de teses e dissertações nacionais e internacionais de algumas bibliotecas universitárias. Resultados: foram considerados quatro estudos primários e duas revisões sistemáticas da literatura e, apesar das limitações neles detetadas, foi demonstrado que o Relaxamento Sistemático e o Relaxamento dos Maxilares são eficazes na redução e controlo da dor pósoperatória, em pacientes submetidos a intervenção cirúrgica abdominal. Conclusões: a maioria dos estudos apresentava deficiências metodológicas que limitaram a possibilidade de tirar conclusões sobre as intervenções efetuadas. Os estudos que vierem a ser realizados no futuro deverão explorar a eficácia: das técnicas de relaxamento na pessoa idosa; da aplicação do Relaxamento Sistemático, do Relaxamento dos Maxilares, do Relaxamento Muscular Progressivo e do Treino Autogénico, em situações de dor não operatória.

Palavras-chave: Dor, Alívio, Controlo, Técnicas de Relaxamento