Título: AGRICULTURA BIOLÓGICA EM PORTUGAL: CASO DE ESTUDO DA BEIRA INTERIOR

Autor: Amândio Pereira Baía (baia@ipg.pt), Helena Isabel Barroso Saraiva (helenasaraiva@ipg.pt) e Ana Maria Martins da Fonseca (anamaria.fonseca@dgv.min-agricultura.pt)

Na Europa, assim como em Portugal, e em especial na Região da Beira Interior, a agricultura biológica tem manifestado um elevado crescimento, evidenciado pelo aumento das áreas cultivadas, pelo número de explorações que a praticam, pela criação de associações e ainda pela crescente procura deste tipo de produtos por parte do consumidor. Todavia, são muitos os obstáculos com que se debatem os agricultores biológicos da Beira Interior: em especial a comercialização e distribuição dos produtos certificados. Tratase de um pilar desta atividade que se mantém a um nível bastante incipiente nesta região, dado os produtos biológicos estarem confinados a um mercado muito restrito, sendo vendidos, na sua maior parte, pelos produtores, diretamente nas suas explorações. Para colmatar esta situação, propomos a criação da BioGuarda – Cooperativa de produtos biológicos, com o intuito de promover o desenvolvimento das atividades de produção, transformação e comercialização dos produtos biológicos dos seus associados. A criação da Cooperativa BioGuarda promoverá ainda a criação de oportunidades de emprego, ajudará no desenvolvimento rural integrado, utilizando o modo de produção biológico como elemento-âncora na diminuição da desertificação e contribuirá para o crescimento da economia e da coesão social desta Região do interior.

Palavras-chave: Agricultura biológica, ambiente, saúde, emprego, cooperativismo