Título: REALIDADE VIRTUAL/(F) ATUAL: ENFERMAGEM VERSUS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Autor: António Arco (a.arco@essp.pt), Helena Arco (helenarco@essp.pt) e Miguel Arriaga (miguelarriaga@essp.pt)

A introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no âmbito das profissões ligadas à saúde constitui uma prática cada vez mais comum e evidente, face às constantes repercussões que estas tecnologias vêm produzindo nas mais diversas áreas da sociedade atual. Considerando o grupo profissional da enfermagem, torna-se metodologicamente relevante efetuar uma revisão sistemática da literatura, analisando e refletindo sobre as implicações da utilização das TIC na sua prática, tendo em consideração as suas principais áreas de atuação, nomeadamente a prestação de cuidados, formação, gestão e investigação, optando-se pela sua analise individual, fazendo igualmente neste artigo uma abordagem à interligação cooperativa entre elas. Da pesquisa bibliográfica efectuada, realçam-se os conceitos de redes e de capital social, no intuito de melhor ilustrar as potencialidades desta articulação, cujas ligações poderão ser promotoras de desenvolvimento não só das próprias disciplinas em si, como tornar-se capital, capaz de apropriação não só individual como também coletivo.

Palavras-chave: Tecnologia, Enfermagem, Inovação, Redes, Capital social, Desenvolvimento