Título: FORMAÇÃO DE ANIMADORES SOCIOCULTURAIS

Autor: Rui Fonte (ruyfonte@gmail.com)

“Formação de Animadores Socioculturais” é um artigo que pretende criar as condições necessárias para desvendar em que moldes se desenha a formação de animadores socioculturais, independentemente do grau ou nível de ensino. Tentou-se balizar o artigo em quatro aspetos-chave, nomeadamente o aluno, o formador, o currículo e, por fim, a escola. É possível, ao longo de todo o artigo, constatar que, apesar de a formação em Animação Sociocultural, nos diferentes níveis de ensino, ter sofrido uma evolução positiva, há ainda muito trabalho a fazer para acompanhar as constantes mudanças verificadas na sociedade, no sentido de ir ao encontro das reais necessidades dos atores locais, principalmente no que respeita à formação dos formadores e às condições das infraestruturas e equipamentos utilizados na formação de animadores socioculturais.

Palavras-chave: Perfil do Animador Sociocultural, Currículo; Formador do Animador Sociocultural; Formação do Animador Sociocultural