Título: OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DOS JOVENS COM IDADES ENTRE OS 10 E OS 18 ANOS NO CONCELHO DE BRAGANÇA

Autor: Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt), Maria de Fátima Lopes Moreno (mfclmoreno@sapo.pt) e António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt)

O objetivo principal deste estudo é saber como os alunos do quinto ao nono ano do concelho de Bragança utilizam o seu tempo livre. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa que envolveu 536 adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos. Durante a semana, mais de 90% dos entrevistados ocupam o seu tempo livre em atividades como ver televisão (TV), conversar com amigos, estudar/fazer trabalhos para casa (TPC) e fazer exercício físico. Os resultados provam que existem diferenças estatisticamente significativas quando o género é tido em consideração em atividades como, ouvir música, usar o computador, ir ao salão de jogos, ler, fazer exercício físico, estudar, ir ao cinema/teatro, ajudar nas tarefas da casa, ir às compras/ver montras, assistir a aulas de pintura/fotografia e namorar. Tendo em conta as classes etárias, as diferenças encontradas dizem respeito a atividades como tocar um instrumento musical, ler, estudar/fazer os TPC, ir à catequese/escuteiros, ter aulas de pintura/fotografia, ouvir música, usar o computador, navegar na Internet, passar tempo com amigos, ir ao salão de jogos, ir ao café e namorar. Por fim, verificou-se a existência de correlação direta entre o IMC e as atividades, ouvir música, usar o computador, ajudar nas tarefas da casa, namorar e usar o telemóvel. No entanto, a prática de exercício físico tem uma correlação inversa com o IMC.

Palavras-chave: Atividades de lazer, adolescentes, Bragança