EDIÇÕES


Revista Egitania Sciencia - Volume 19 Revista Egitania Sciencia - Volume 19
O percurso desta Revista consubstancia a determinação em assegurar um espaço de partilha de saber, em domínio diferenciados.
Prevalece, como se tem verificado, a matriz inicial, reforçada na atualidade com novas colaborações oriunda de várias instituições, nacionais e estrangeiras, acompanhando a estratégia de internacionalização do Instituto Politécnico da Guarda.

Revista Egitania Sciencia - Volume 18 Revista Egitania Sciencia - Volume 18
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem vindo a integrar diversos projetos e ações; nacionais e internacionais; que visam criar bases e estratégias para a qualificação da região e o desenvolvimento de processos impulsionadores de criação de empresas. Isto a par da valorização de recursos que estimulem a iniciativa empresarial; potenciando novos negócios e a possibilidade dos jovens se fixarem na região.
Neste contexto; o IPG criou no seu campus um espaço de instalação de empreendedores; a que dá atenção permanente; em termos de estrutura física; tecnológica e desenvolvimento de negócio; apoiando as ideias e a consolidação dos negócios apresentados; bem como a colaboração em processos similares com IES congéneres de Espanha e países lusófonos; fortalecendo a cooperação; a mobilidade e a prestação de serviços; com a direta colaboração dos alunos.

Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition
The organization of the International Congress of exercise and Sports Performance in the Instituto Politécnico da Guarda (IPG) will be, certainly, reported in the pages of the history of our institution. This event is a space of confluence between academics, trainers and athletes, with the goal of generating scientific interactions, while prominent platform for most qualified interventions at the level of the prescription of exercise and sport performance. This Congress reinforces our strategy of opening up to the community and the permanent concern of quality education of excellence.

Revista Egitania Sciencia - Volume 17 Revista Egitania Sciencia - Volume 17
Como afirmámos no decorrer da sessão solene de abertura do ano académico do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), há muito reivindicamos que o futuro das instituições e do ensino superior exigem um novo rumo para as políticas públicas de produção, de difusão e valorização do conhecimento científico. Isto em simultâneo com a promoção do ensino superior.
As condições e a qualidade de vida dos portugueses melhoraram muito nas últimas décadas e o interior do país, onde está localizado o IPG, acompanhou de perto esta tendência. Paradoxalmente, estas mudanças parecem não ter tido um reflexo direto e proporcional nos níveis de desenvolvimento social e económico dos territórios, hoje pomposamente denominados, de “baixa densidade”.

Revista Egitania Sciencia - Volume 16 Revista Egitania Sciencia - Volume 16
A edição do presente número da nossa Revista coincide com a comemoração do 50º aniversário da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.
Justificam-se, assim, algumas referências breves a esta efeméride. Refletir e comemorar os 50 anos da ESS implica conhecer e evocar suas origens, o seu desenvolvimento no tempo; é ir em busca da identidade dos seus atores (professores, dirigentes, alunos, pessoal não docente) que a habitaram, das práticas pedagógicas que ali se realizaram, da sua evolução ao nível das estruturas físicas.

Revista Egitania Sciencia - Volume 15 Revista Egitania Sciencia - Volume 15
A edição deste número da Egitania Sciencia coincide com o início de um novo mandato, enquanto Presidente do Instituto Politécnico da Guarda.
Como afirmei aquando de cerimónia da tomada de posse, temos pela frente um caminho difícil, mas estamos motivados para, com a ajuda de todos, o conhecimento e experiência acumulada, o rigor e a aposta na qualidade, a colaboração com as instituições, o ajustamento da oferta formativa e a transferência de conhecimento técnico-científico para as empresas, consolidar e conduzir o IPG, a um elevado nível de reconhecimento, em termos nacionais e internacionais.

Revista Egitania Sciencia - Volume 14 Revista Egitania Sciencia - Volume 14
Ao longo dos últimos anos, o Instituto Politécnico da Guarda tem promovido um considerável número de ações e atividades, com maior ou menor abrangência geográfica, que têm demonstrado a dinâmica, a preocupação com a qualidade, o alargamento das propostas formativas.
Essas iniciativas têm confirmado que, pesem as dificuldades resultantes do atual contexto económico-social, é possível, é desejável, é fundamental a realização de um trabalho com rigor, seriedade e qualidade no interior do país.

Revista Egitania Sciencia - Volume 13 Revista Egitania Sciencia - Volume 13
O conhecimento e a inovação são, cada vez mais, os motores das economias dinâmicas e competitivas. O reconhecimento generalizado desta evidência reforça a importância da ligação entre o “saber” e o “fazer”, tornando clara a necessidade de reforçar a concertação de dois mundos com finalidades, mentalidades e linguagens distintas: as instituições de ensino superior e as empresas.
As instituições de ensino superior, enquanto espaços de produção e transmissão de conhecimentos, e as empresas, enquanto espaços de conversão do conhecimento em valor económico e social, estão por isso condenadas a dialogar e a cooperar, sob pena das primeiras perderem grande parte da sua relevância social e das segundas, pura e simplesmente, não sobreviverem, ultrapassadas por outras que melhor souberem inovar, interpretando e respondendo às exigências dos mercados.

Revista Egitania Sciencia - Special Edition (ENTENP) Revista Egitania Sciencia - Special Edition (ENTENP)
With this first special edition of Egitania we pretend to initiate a new path in promoting international research. The researcher’s effort in participating in science network expressed in international conferences and seminars has to have a bigger expression since is heart of scientific projects and international cooperation.
The Enabling Teachers for Entrepreneurship Education (ENTENP2013) conference is one example of how is possible to attract to the Polytechnic Institute researchers of 13 different countries to discuss an important issue has entrepreneurship and how to enable teachers to promote it in their classrooms in the diverse education levels.

Revista Egitania Sciencia - Volume 12 Revista Egitania Sciencia - Volume 12
A progressiva afirmação da revista Egitania Sciencia surge como resultado de um trabalho cuidado, uma planificação meticulosa e um esforço permanente da sua equipa editorial, a par do enquadramento na estratégia seguida no plano de reforço da internacionalização do Instituto Politécnico da Guarda.
É de salientar o crescente interesse de investigadores de instituições estrangeiras de ensino superior em publicarem os seus artigos nesta revista científica. Tal facto torna possível organizar a revista de um modo mais coeso, não perdendo o seu caráter multidisciplinar, e este número é um exemplo disso.

Revista Egitania Sciencia - Volume 11 Revista Egitania Sciencia - Volume 11
Cumprindo a periodicidade estabelecida, apresentamos mais um número da revista do Instituto Politécnico da Guarda.
O trabalho editorial desenvolvido tem sido, seguramente, importante no estabelecimento e reforço de ligações institucionais, bem como na aproximação com diversificadas comunidades académicas e científicas.
A evolução da Revista tem permitido aferir procedimentos e agilizar fórmulas inerentes ao processo de receção, seriação e revisão de trabalhos a inserir nas suas páginas; uma atitude sempre pautada pela exigência de rigor, qualidade, oportunidade e atualidade.

Revista Egitania Sciencia - Volume 10 Revista Egitania Sciencia - Volume 10
As Instituições de Ensino Superior em geral, têm prestado relevantes serviços à comunidade, conseguindo, em particular no interior do país, fazer depender o desenvolvimento das comunidades locais e regionais da existência do ensino Politécnico.
Tem sido através dos Institutos Politécnicos que se tem tentado conseguir repor alguma justiça social ao nível das várias regiões do País pela possibilidade de formação de jovens com capacidades mas sem poder económico para se deslocarem para centros universitários, impedindo a desertificação do interior pela frequência de cursos e pela instalação de setores económicos ligados à indústria, comércio e serviços.

Revista Egitania Sciencia - Volume 9 Revista Egitania Sciencia - Volume 9
A importância desta Revista tem sido sublinhada, por testemunhos insuspeitos, ao longo deste período temporal em que a sua afirmação se tem consolidado de forma serena e gradual, aferida pela linha editorial traçada aquando do seu lançamento.
Por outro lado, a sua crescente procura por parte de elementos ligados a diferentes comunidades académicas, nacionais e estrangeiras, incentiva o empenho de todos quantos a ela estão ligados, em termos de conceção, conteúdos, grafismo, impressão e distribuição – num trabalho cada vez mais cuidado, pois ele não deixa de ser uma imagem e marca desta instituição de ensino superior.

Revista Egitania Sciencia - Volume 8 Revista Egitania Sciencia - Volume 8
Por várias vezes tive o ensejo de afirmar que a articulação entre a investigação e o ensino assume uma importância fundamental. O que investigamos não pode servir apenas para escrevermos “papers” e para aumentar o curriculum dos professores e investigadores: os nossos docentes têm que ter a preocupação e predisposição para dirigirem a sua atividade investigadora para a resolução de problemas práticos e reais das empresas e das instituições.
Temos que potenciar o conhecimento produzido no seio das instituições de ensino superior, colocando-o ao serviço das empresas e instituições da região e do país, através da rede de parcerias estabelecidas na região.

Revista Egitania Sciencia - Volume 7 Revista Egitania Sciencia - Volume 7
Nestas minhas primeiras palavras, enquanto Presidente do IPG, para a revista Egitania Sciencia, gostaria de reter algumas das afirmações por mim proferidas na sessão de tomada de posse.
Desde logo, porque entendo serem oportunas neste renovado convite ao envolvimento, de todos quantos lecionam neste Instituto, com a publicação que apresenta o seu sétimo volume, respeitando a sua periodicidade, reafirmando os seus objetivos.
Entendo que os docentes do ensino superior politécnico, e em particular do IPG, têm de interiorizar e assumir, definitivamente, que o seu papel e a sua responsabilidade, vai muito para além da tarefa, árdua e exigente, sem dúvida, que é a docência.

Revista Egitania Sciencia - Volume 6 Revista Egitania Sciencia - Volume 6
Quando, há três anos, foi editado o primeiro número desta Revista acentuámos a oportunidade e o interesse de uma publicação com carácter científico e pedagógico.
Fomentar a investigação e a partilha de conhecimentos nos domínios da cultura, técnica, didáctica e pedagogia foi o objectivo traçado para a "Egitania Sciencia"que, decorrido este espaço de tempo, tem protagonizado uma crescente atenção por parte de autores e investigadores ligados aos mais diversificados meios académicos.

Revista Egitania Sciencia - Volume 5 Revista Egitania Sciencia - Volume 5
O crescente interesse que esta Revista tem suscitado, não só junto da comunidade académica, reforça as razões apresentadas aquando do seu lançamento.
Escrevemos, então, que o incremento da actividade editorial do Instituto Politécnico era uma das prioridades assumidas pela Presidência, apesar das limitações ao nível dos recursos humanos e financeiros.
A determinação de uma reduzida equipa de trabalho ultrapassou os vários condicionalismos e conseguiu afirmar a Egitania Sciencia como publicação de referência.
Aliás, é com particular satisfação que constatamos o facto de esta Revista ter ido muito mais além dos horizontes delineados inicialmente; se estabelecemos nos seus objectivos a materialização do apoio à actividade de investigação desenvolvida no IPG e no interior os país, verificamos, decorridos estes números, a abrangência de outras áreas geográficas, dentro e fora do território nacional.

Revista Egitania Sciencia - Volume 4 Revista Egitania Sciencia - Volume 4
A propósito da recente realização das II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde, promovidas por este Instituto Politécnico, defendemos que é extremamente importante estabelecer um diálogo entre investigadores e profissionais de saúde, bem com as estruturas/instituições a que estão ligados.
Como tivemos ensejo de realçar, é fundamental a divulgação de projectos, de soluções informáticas concebidas nas instituições de ensino superior, de forma a aprofundar-se a desejada interacção entre este nível de ensino e as empresas vocacionadas para a área das tecnologias aplicadas à saúde; cooperação da qual podem resultar inúmeros benefícios.
A nossa Revista tem materializado, através de diversos artigos, essa cooperação; alguns desses trabalhos tiveram já reflexo prático no evento atrás referenciado traduzindo, assim, uma interessante e oportuna complementaridade que importa incrementar em diversas áreas.

Revista Egitania Sciencia - Volume 3 Revista Egitania Sciencia - Volume 3
O presente número da Revista Egitania Sciencia surge num novo quadro estatutário do Instituto Politécnico da Guarda.
Os novos estatutos assumem, como já tive a oportunidade de expressar, uma importância relevante para o IPG.
O novo sistema de órgãos, a clarificação de funções das diversas unidades orgânicas, a nova organização dos serviços do Instituto permitem que este se modernize e seja mais ágil na sua capacidade de resposta, interna e externamente.

Revista Egitania Sciencia - Volume 2 Revista Egitania Sciencia - Volume 2
Como tivemos ensejo de escrever no primeiro número desta Revista, o incremento da investigação e a partilha de conhecimento nos domínios da didáctica, pedagogia, cultura e técnica são os principais objectivos de Egitania Sciencia.
Ainda no início de um percurso que queremos longo, pautado pela qualidade e por colaborações idóneas, a entrada da nossa revista no plano editorial deste Instituto Politécnico mereceu uma aceitação muito positiva; a oportunidade deste novo projecto foi particularmente saudada.
E o Interesse suscitado não se circunscreveu à nossa comunidade académica mas acolheu adesões junto de outras instituições, nomeadamente de ensino superior; isto a par da disponibilidade de outros contributos individuais, com mérito firmado e sobejamente reconhecido.


Revista Egitania Sciencia - Volume 1 Revista Egitania Sciencia - Volume 1
O incremento da actividade editorial do Instituto Politécnico da Guarda tem sido uma das nossas preocupações, ao longo dos últimos anos.
Apesar das inquestionáveis limitações nesta área – como noutras – ao nível dos recursos humanos e financeiros – foi equacionado um plano onde se tem integrado a edição de vários trabalhos, com temáticas diferenciadas.
Contudo, partindo da experiência resultante da anterior revista deste Instituto, entendemos que se justifica, dada a actual realidade, uma nova publicação de carácter científico e pedagógico.


 
               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690