Revista Egitania Sciencia - Volume 10 Revista Egitania Sciencia - Volume 10
As Instituições de Ensino Superior em geral, têm prestado relevantes serviços à comunidade, conseguindo, em particular no interior do país, fazer depender o desenvolvimento das comunidades locais e regionais da existência do ensino Politécnico.
Tem sido através dos Institutos Politécnicos que se tem tentado conseguir repor alguma justiça social ao nível das várias regiões do País pela possibilidade de formação de jovens com capacidades mas sem poder económico para se deslocarem para centros universitários, impedindo a desertificação do interior pela frequência de cursos e pela instalação de setores económicos ligados à indústria, comércio e serviços.

Pode o país ignorar este ativo tão importante? Considero que não, antes deve ser reforçado e potenciado através de múltiplas vertentes; a atividade editorial sustentada na publicação de trabalhos de investigação e na partilha de saberes é um dessas vertentes, objetivada nesta Revista.
Com este décimo número, a Egitania Sciencia reafirma, uma vez mais, a solidez de um projeto e alcança um patamar invejável, ao fim de seis anos de publicação ininterrupta. O trabalho continuado de procura do reconhecimento desta revista, por índices científicos, nacionais e internacionais, confirma-se no reconhecimento pelo Index Copernicus, através do acordo com a rede de Revistas Redalyc e pelo recente protocolo assinado com a Base de dados bibliográficos Proquest Science Journals, que nos apraz registar.
Os dias difíceis que vivemos não podem fazer esmorecer a nossa motivação, disponibilidade e responsabilidade. É necessário que façamos mais e melhor, com menos recursos. É isso que temos feito e continuaremos a fazer, mormente ao nível da nossa política editorial, de que esta esta revista é distinto expoente.
Prof. Doutor Constantino Rei
Presidente do IPG



Artigos:

» AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES: O CASO PORTUGUÊS
Gualter Couto (gcouto@ uac.pt), Rita M. Brandão (rita@uac.pt) e Nuno Roque (nunoroque67@gmail.com)
» EVOLUÇÃO DO DESEMPREGO REGIONAL EM PORTUGAL ENTRE 2004 E 2009: APLICAÇÃO DA ANÁLISE SHIFT-SHARE
Alcina Nunes (alcina@ipb.pt) e Elisa Barros (ebarros@ipb.pt)
» A E-REVISTA KEVER NO ENSINO SUPERIOR FINLANDÊS ORIENTADO PARA A PRÁTICA 2002-2009
Kantola Mauri (mauri.kantola@turkuamk.fi) e Friman Mervi (mervi.friman@hamk.fi)
» SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE APLICAÇÕES DE ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) E CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT) NAS PME (PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS) DA EURO-REGIÃO NORTE DE PORTUGAL-GALIZA
Jorge Remondes (jorgeremondes@por.ulusiada.pt)
» FORMAÇÃO DE ANIMADORES SOCIOCULTURAIS
Rui Fonte (ruyfonte@gmail.com)
» SEGURANÇA E PRIVACIDADE NA WEB 2.0: FOCO NAS REDES SOCIAIS
Dinis Monteiro (dns.monteiro@gmail.com) e Bráulio Alturas (braulio.alturas@iscte.pt)
» OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DOS JOVENS COM IDADES ENTRE OS 10 E OS 18 ANOS NO CONCELHO DE BRAGANÇA
Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt), Maria de Fátima Lopes Moreno (mfclmoreno@sapo.pt) e António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt)
» ALTERAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES: UM CASO DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS
Daniel Venâncio, Hugo Medeiros, Rafael Macedo, Tiago Pires, Vera Ferro Lebres, António Fernandes
» MÉTRICAS DA INFORMAÇÃO: O FATOR DE IMPACTO NA PRÁTICA
Vitor Roque (vitor.roque@ipg.pt)


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690