Revista Egitania Sciencia - Volume 13 Revista Egitania Sciencia - Volume 13
O conhecimento e a inovação são, cada vez mais, os motores das economias dinâmicas e competitivas. O reconhecimento generalizado desta evidência reforça a importância da ligação entre o “saber” e o “fazer”, tornando clara a necessidade de reforçar a concertação de dois mundos com finalidades, mentalidades e linguagens distintas: as instituições de ensino superior e as empresas.
As instituições de ensino superior, enquanto espaços de produção e transmissão de conhecimentos, e as empresas, enquanto espaços de conversão do conhecimento em valor económico e social, estão por isso condenadas a dialogar e a cooperar, sob pena das primeiras perderem grande parte da sua relevância social e das segundas, pura e simplesmente, não sobreviverem, ultrapassadas por outras que melhor souberem inovar, interpretando e respondendo às exigências dos mercados.

Para alcançar este objetivo da adequação entre a oferta e a procura de competências, várias vias podem e devem ser trilhadas. Uma delas – a via institucional consiste numa maior permeabilidade entre os mundos académico e empresarial, através da nossa participação e dos nossos professores em órgãos de associações empresariais e da participação da comunidade empresarial no governo das instituições, em órgãos executivos e/ou consultivos.
A cooperação com a sociedade assume, assim, uma importância crescente no papel do IPG. Neste contexto, a Revista Egitania Sciencia pode e deve desempenhar um papel distinto enquanto meio difusor de informação, estudos, investigação e experiências. Decorridos sete anos após o início da sua publicação, reiteramos o nosso empenho em tornar cada vez mais ativa e interventiva esta Revista, de modo a materializarmos nas suas páginas os objetivos traçados aquando do seu lançamento.
Constantino Rei
Presidente do IPG



» Download da revista

Artigos:

» ESTUDO DA COMPOSIÇÃO FITOQUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DAS FRAÇÕES POLARES E APOLARES DOS COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NA PERSEA AMERICANA MILL. E SEU CONTRIBUTO ALIMENTAR E POTENCIAL APLICAÇÃO EM COSMÉTICOS
Ana F. Vinha (acvinha@ufp.edu.pt), Joana Moreira (18154@ufp.edu.pt) e Anabela G. Costa (anabelac023@gmail.com)
» AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL EM ADULTOS INTERNADOS EM ULDM DA REGIÃO NORTE DE PORTUGAL
Daisy Marlene Bairos Cunha*, Ana Lia Santos Nunes*, Diana Alexandra Lopes Pais*, António José Gonçalves Fernandes**, Vera Alexandra Ferro Lebres***
» ESTUDO DO PERFIL DOS PRESIDENTES DAS IPSS: CASO DO DISTRITO DA GUARDA
Amândio Pereira Baía (baia@ipg.pt)*, Cristina Maria Cerejo Serra (cristina.m.serra@seg-social.pt)**
» POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E EFEITOS NA SAÚDE HUMANA
Inês Lisboa (ines_cpsl@hotmail.com)*, Pedro Rodrigues (prodrigues@ipg.pt)**
» CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO EXPERIMENTAL
Aires Antunes Diniz (aires.diniz@hotmail.com)
» DETERMINANTES DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO GOVERNO ELETRÓNICO EM CABO VERDE
Lígia Esgalhado Morais (esgalhado@yahoo.com)*, Bráulio Alturas (braulio.alturas@iscte.pt)**
» A REDUÇÃO DAS PERDAS EM EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COMO MEDIDA DE REDUÇÃO DA FATURA DE ENERGIA
J.A. Lobão (jlobao@ipg.pt)*, T. Devezas (tessalen@ubi.pt)**, J.P.S. Catalão(catalao@ubi.pt)***
» ESTRATÉGIAS PARA CRIAR EMPRESAS, UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E INSTITUCIONAL
José G. Vargas-Hernández (josevargas@cucea.udg.mx)
» A INFLUÊNCIA DO VALOR PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO COM O RETALHISTA: O EFEITO MEDIADOR DO RISCO DE INSUSTENTABILIDADE
João Menezes (mail@autor1.pt)*, Maria Santos (mail@autor2.pt)**, Elizabeth Reis (mail@autor3.pt)***, Catarina Marques (mail@autor4.pt)****
» SISTEMAS DE ERP NA INDÚSTRIA HOTELEIRA: VALOR CRIAÇÃO E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Paula Serdeira Azevedo (pscorreia@ualg.pt)*, Carlos Azevedo (cmazevedo@ualg.pt)**, Mário Romão (mario.romao@iscte.pt)***
» PREVISÃO DE PREÇOS DE MOEDA E INFORMAÇÃO DE EFICIÊNCIA: MERCADOS EQUITATIVOS VS SWAPS
Sazali Abidin (sazali@waikato.ac.nz)*, Azilawati Banchit (ab171@waikato.ac.nz)**, Yuewei Sun (ys179@waikato.ac.nz)***
» INOVAÇÃO E ATIVIDADES DE PROMOÇÃO NA INTERNET PARA AUMENTAR O VOLUME DE VENDAS DE PRODUTOS DE MÚSICA USANDO A TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA
Reni Diah Kusumawati (reni_dk@staff.gunadarma.ac.id)*, Detty Purnamasari**, Sardiyo ***


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690