Revista Egitania Sciencia - Volume 14 Revista Egitania Sciencia - Volume 14
Ao longo dos últimos anos, o Instituto Politécnico da Guarda tem promovido um considerável número de ações e atividades, com maior ou menor abrangência geográfica, que têm demonstrado a dinâmica, a preocupação com a qualidade, o alargamento das propostas formativas.
Essas iniciativas têm confirmado que, pesem as dificuldades resultantes do atual contexto económico-social, é possível, é desejável, é fundamental a realização de um trabalho com rigor, seriedade e qualidade no interior do país.

E não esqueçamos que o interior de Portugal apresenta assimetrias, a vários níveis, com o litoral; sobretudo ao nível da distribuição da população, da localização dos principais centros urbanos, do número de entidades empregadoras e da atividade económica em sentido lato. Estes indicadores, no seu conjunto, configuram uma realidade dual e profundamente assimétrica no país, com características estruturais.
Os estudos de natureza científica demonstram que as instituições de ensino superior representam um valor muito substancial para o país na globalidade e para cada região em particular, tanto do ponto de vista da qualificação que ministram, como também, e sobretudo, do ponto de vista dos efeitos positivos que geram para os territórios em que operam e que gravitam em torno da sua área de ação, num conjunto articulado de dimensões, onde se inclui a económica, a social, a demográfica e a cultural, em prol da desejada coesão territorial e social.
Daí o nosso empenho, permanente, em afirmarmos cada vez mais o papel do Instituto Politécnico da Guarda, que passa igualmente pela edição de publicações científicas, como é o caso desta Revista.
E aqui está mais uma proposta, no contexto desta publicação do IPG, certos de que o seu conteúdo merecerá uma leitura atenta da vossa parte.

Prof. Doutor Constantino Rei
Presidente do IPG

» Download da revista

Artigos:

» ANA TERESA PEREIRA: A AUDÁCIA DE SER DIFERENTE
Anabela Sardo (asardo@ipg.pt )*
» DESAFIOS METAMODERNOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Carlos Sousa Reis (creis@ipg.pt)* , Maria das Dores Formosinho (mformosinhosanches@gmail.com) * *
» TALENTO E DESEMPENHO ECONÓMICO NOS PAÍSES EUROPEUS: UMA APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
Ana Rita Cruz (ana.rita.cruz@iscte.pt)*
» REVERSÃO À MÉDIA NOS MERCADOS BOLSISTAS INTERNACIONAIS: DA CRISE DAS EMPRESAS TECNOLÓGICAS À CRISE FINANCEIRA GLOBAL
Vítor Manuel de Sousa Gabriel (vigab@ipg.pt)*, José Ramos Pires Manso (pmanso@ubi.pt)**
» O PAPEL DO OURO NA COBERTURA DO RISCO DA TAXA DE CÂMBIO EURO-DÓLAR
Júlio Lobão * e Juliana Teixeira
» EMPREENDEDORISMO E ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO: CONTORNOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA POLIEMPREENDE
Luis Sousa (luissousa@esev.ipv.pt)*
» RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS NA DIABETES: RIGOR DA INFORMAÇÃO E QUALIDADE DOS SITES PORTUGUESES
António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt)*, Jandira Paula Mandinga Menezes, Sara Patrícia Ferreira de Sá, Vanessa Duarte Vidal, Véronique de Jesus Alves da Silva, Vera Alexandra Ferro Lebres
» POSTERGAMENTO E TRANSVASAMENTO NAS TRADUÇÕES ITALIANAS DE A RELÍQUIA DE EÇA DE QUEIRÓS: EM CAUSA UMA ESTÉTICA DA IRONIA
Duarte Pinheiro (dpinheiro@instituto-camoes.mne.pt)*
» COMPETÊNCIA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA - AUTOPERCEÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DO CONCELHO DE VISEU
Cláudio Queiroga (claudio.queiroga@gmail.com)*, Carlos Manuel Francisco (cmfrancisco@sapo.pt)**
» DISCOURSES THAT MATTER: WOLE SOYINKA’S THEATRE AS A FORM OF REPRESENTING AND READING THE WORLD
Rosa Branca Figueiredo (rbranca@ipg.pt)*


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690