Revista Egitania Sciencia - Volume 16 Revista Egitania Sciencia - Volume 16
A edição do presente número da nossa Revista coincide com a comemoração do 50º aniversário da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.
Justificam-se, assim, algumas referências breves a esta efeméride. Refletir e comemorar os 50 anos da ESS implica conhecer e evocar suas origens, o seu desenvolvimento no tempo; é ir em busca da identidade dos seus atores (professores, dirigentes, alunos, pessoal não docente) que a habitaram, das práticas pedagógicas que ali se realizaram, da sua evolução ao nível das estruturas físicas.

Do passado da ESS (antiga Escola de Enfermagem da Guarda) herdámos, sobretudo, uma cultura de qualidade da formação, dedicação, esforço e empenho na formação de enfermeiros; são valores que queremos e devemos preservar no presente e no futuro. Mas o que realmente conta é o momento presente.
É no presente que devemos colocar a nossa energia, a nossa atenção e a nossa concentração. É no presente que devemos investir a nossa ação, pois é no presente que podemos modificar as consequências do passado e mudar as perspetivas e possibilidades para o futuro.
E por isso é preciso olhar para o contexto e para a envolvente; uma instituição de ensino superior, no mundo de hoje e no futuro, é muito mais do que uma instituição que ensina e que forma profissionais. Hoje exige-se que, para além de ensinar, o professor investigue, publique e divulgue os resultados da sua investigação, interaja e se envolva de forma ativa, mobilizadora e imaginativa com a sociedade envolvente. É importante inovar, produzir conhecimento e transferi-lo para a sociedade.
Essa divulgação pode e deve passar pela Egitania Sciencia, publicação científica do Instituto Politécnico da Guarda. Em tempo de aniversário da Escola Superior de Saúde do IPG, para além das felicitações institucionais e pessoais, fica também o desafio a um crescente e profícuo trabalho de investigação.

Prof. Doutor Constantino Rei
Presidente do IPG

» Download da revista

Artigos:

» ANÁLISE DO CONTÁGIO ENTRE OS MERCADOS BOLSISTAS INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DA CRISE FINANCEIRA GLOBAL
Vitor Manuel de Sousa Gabriel *, José Ramos Pires Manso**
» RELAÇÕES ENTRE AS EXPORTAÇÕES E AS RESTRIÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR TÊXTIL PORTUGUÊS
Ferreira, Cláudia (claudia_ferreira_sd@hotmail.com), Silva, Armando (armandosilva@eu.ipp.pt)
» CONSUMO E EXCREÇÃO DE CÁLCIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DO CONCELHO DE BRAGANÇA
Ana Teresa Domingues Gonçalves, Andreia Raquel Fernandes de Oliveira, António José Andrade Pereira, Jerusa Vieira Delindro, António José Gonçalves Fernandes e Juliana Almeida-de-Souza
» E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR APLICADO A UMA UNIDADE CURRICULAR EM TURISMO
Pedro Cascada (pcascada@ualg.pt), Carlos M.R. Sousa (cmsousa@ualg.pt), Célia M.Q. Ramos (cmramos@ualg.pt) e Marisol B. Correia (mcorreia@ualg.pt)
» A ARRUDA NA HIPERCOLESTEROLEMIA: INFORMAÇÕES E RELEVÂNCIA ETNOBOTÂNICA NA INVESTIGAÇÃO PRÉ-CLÍNICA
Jessica Alonso (jessica.oa92@hotmail.com), Jorge Clemente (klement.t@hotmail.com), Paulo Santos (exkaleira@hotmail.com) e Sandra Ventura (scventura@ipg.pt)
» SAÚDE ESCOLAR: O ELO DE UNIÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO
António Reis do Arco
» ALIMENTOS FUNCIONAIS: UMA TENDÊNCIA DE MERCADO
Carla Sousa Silva (sousasil@ufp.edu.pt), Ana Rita Passos (20005@ufp.edu.pt), Ana Filipa Pereira (22943@ufp.edu.pt), Ana Ferreira Vinha (acvinha@ufp.edu.pt) e Ana Cláudia Nunes (acbnunes@gmail.com)
» ESTUDO COMPARATIVO DO EFEITO DE ANTIBIÓTICOS DE ORIGEM NATURAL E SEMISSINTÉTICA DA FAMÍLIA DAS PENICILINAS EM ENTEROCOCCUS FAECALIS E E. FAECIUM
Helena Pimentel
» PATRIMÓNIO ECOCULTURAL, DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E POLÍTICAS DE GESTÃO. CONTRIBUTOS PARA A VALORIZAÇÃO DAS SERRAS TRANSFRONTEIRIÇAS DA CORDILHEIRA CENTRAL
Gonçalo José Poeta Fernandes


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690