Revista Egitania Sciencia - Volume 17 Revista Egitania Sciencia - Volume 17
Como afirmámos no decorrer da sessão solene de abertura do ano académico do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), há muito reivindicamos que o futuro das instituições e do ensino superior exigem um novo rumo para as políticas públicas de produção, de difusão e valorização do conhecimento científico. Isto em simultâneo com a promoção do ensino superior.
As condições e a qualidade de vida dos portugueses melhoraram muito nas últimas décadas e o interior do país, onde está localizado o IPG, acompanhou de perto esta tendência. Paradoxalmente, estas mudanças parecem não ter tido um reflexo direto e proporcional nos níveis de desenvolvimento social e económico dos territórios, hoje pomposamente denominados, de “baixa densidade”.

A verdade, nua e crua, é que quase todos os indicadores revelam que estes territórios continuam a debater-se com um conjunto de problemas estruturais que condicionam fortemente o seu processo de desenvolvimento. As facetas da problemática da baixa densidade, com que se confronta todo o interior do país, são causa e consequência de um círculo vicioso que compromete o seu desenvolvimento.
Estou, pessoalmente, cada vez mais convicto que o nosso futuro, o futuro desta instituição e da generalidade dos territórios do interior do país e de muitas das instituições nela situadas, dependerá pois, em grande medida, da evolução demográfica. Sabemos todos, que o interior do país é o que mais sofre e onde é mais visível o processo de envelhecimento, mas, para tentar inverter ou minimizar esta tendência, não se podem aplicar soluções simplistas. Aparentemente aterradora, esta evolução é possível e tem algum grau de probabilidade, que não é baixo.
A perda de coesão territorial constitui uma tendência estrutural, inquietante e indesejável para Portugal.
É, por isso, uma tendência que urge travar e inverter. Esta Revista assume-se como um fórum de investigação onde cabem estas e outras relevantes temáticas, certos de que, com a sua edição, estamos a intervir ativa e objetivamente na definição de soluções. Pela sua atualidade, e oportunidade, quisemos deixar sublinhadas – nesta breve introdução ao presente volume – algumas notas sobre questões fundamentais para a afirmação e conquista do Futuro.

Prof. Doutor Constantino Rei
Presidente do IPG

» Download da revista

Artigos:

» USO DE CONTRACETIVOS EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR
Duarte Loio (a23830@alunos.ipb.pt), Eva Festa (a23833@alunos.ipb.pt), Carlos Ferreira (a23826@alunos.ipb.pt), Diana Soares (a23829@alunos.ipb.pt), António Fernandes (toze@ipb.pt), Luís Nascimento (luis.miguel@ipb.pt)
» ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE FARMÁCIA PERANTE OS ERROS DE MEDICAÇÃO
Ângelo Jesus (acj@estsp.ipp.pt ), Mafalda Vasconcelos (mafalda_951@hotmail.com), Agostinho Cruz (asc@estsp.ipp.pt)
» NEUROCIÊNCIA APLICADA AO FILMES: MEDIÇÃO DA ATENÇÃO E EMOÇÃO NA AUDIÇÃO “MEMORIAS DE UN CINE DE PROVINCIAS”
Alejandro Tapia Frade (Alejandro.tapia.frade@gmail.com), Elena Martín Guerra (emartin@sociograph.es)
» INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM REGIÕES DO INTERIOR DE PORTUGAL
Ana Cristina Morais Gomes (308anagomes@gmail.com), Maria Manuela Santos Natário (m.natario@ipg.pt), António Joaquim Pires Lourenço (antoniolourenco@ipg.pt)
» PREVER A EVOLUÇÃO DOS MERCADOS DE AÇÕES EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA EURONEXT LISBON
Júlio Lobão (jlobao@fep.up.pt), Daniela Rocha (danielarocha.mrg@gmail.com)
» AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO SUPERIOR: A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM VETERINÁRIA DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE BRAGANÇA
Alda Matos (alda@ipb.pt)
» GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA, CRASHES BOLSISTAS E CONTÁGIO: REVISÃO DE LITERATURA
Vítor Manuel de Sousa Gabriel (vigab@ipg.pt), José Ramos Pires Manso (pmanso@ubi.pt)
» CARATERIZAÇÃO DO DOENTE COM ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO
Dora Fonseca Saraiva (dorasaraiva@ipg.pt)
» DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE FORMAS FARMACÊUTICAS ORAIS SÓLIDAS DE LIBERTAÇÃO PROLONGADA DO FÁRMACO ALPRAZOLAM
Andreia Melo (melo_andreiaf@hotmail.com), Cláudia Neves (cssn13@hotmail.com), Filipa Barros (filipabarros.barros@gmail.com), Sarah Pereira (sarah.pp@hotmail.com), Maximiano Ribeiro (mribeiro@ipg.pt), Paula Coutinho (coutinho@ipg.pt), André Araújo (andrearaujo@ipg.pt)
» NURSUSTOOLKIT: UM RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE NA ENFERMAGEM
María Luisa Grande Gascón (mlgrande@ujaen.es), Carmen Álvarez Nieto (calvarez@ujaen.es), Manuel Linares Abad (mlinares@ujaen.es), Isabel María López Medina (imlopez@ujaen.es), Gema Parra Anguita (gparra@ujaen.es), Cristina Álvarez García


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690