Revista Egitania Sciencia - Volume 21 Revista Egitania Sciencia - Volume 21
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é hoje uma instituição muito mais qualificada e procurada. Aliás, não deixa de ser significativo que no último ano letivo, entre todos os institutos politécnicos do interior do país o IPG teve o melhor desempenho (medido em termos de taxa de ocupação de vagas do concurso nacional de acesso).
Os projetos e parcerias em que o Politécnico da Guarda está envolvido têm aumentado de forma inequívoca, bem como a interação dos seus profissionais com a comunidade local e regional; cresceu exponencialmente a capacidade de atração de estudantes internacionais (que está associada a novos problemas e desafios tanto para o Politécnico como para a cidade da Guarda); temos hoje um corpo docente altamente qualificado; cresce continuamente (em quantidade e em qualidade) a produção científica do corpo docente.
Esta revista constitui um ponto de encontro desse trabalho e simultaneamente plataforma de divulgação de conhecimento e investigação, num desejado e permanente esforço de crescimento, que passa por novos contributos oriundos de diferentes comunidades académicas e científicas, materializando a afirmação da estratégia de internacionalização gizada nos últimos anos.
Com este número está alcançado mais um patamar e ao mesmo tempo é lançado um novo desafio para futuras colaborações com a Egitania Sciencia.

Prof. Doutor Constantino Rei
Presidente do IPG


» Download da revista

Artigos:

» VIOLÊNCIA FAMILIAR: CONCEITOS, IMPACTO E INTERVENÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Eliana Martins (eliana_m.gonc@hotmail.com), Marta Rato (enf.marta.rato@gmail.com), Ermelinda Marques (emarques@ipg.pt)
» INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA MELHORAR A ADESÃO À TERAPÊUTICA EM DOENTES CRÓNICOS EM AMBULATÓRIO NA FARMÁCIA HOSPITALAR: REVISÃO SISTEMÁTICA
Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt), Luís Miguel Fernandes do Nascimento Luís (luis.miguel@ipb.pt), Maria Ângela Gonçalves Rocha de Aragão (angelaragao@ipb.pt), Fátima Roque (froque@ipg.pt)
» A DEPRESSÃO GERIÁTRICA E SUA RELAÇÃO COM A SOLIDÃO NUMA AMOSTRA DE UTENTES COM SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO
Ricardo Pocinho (pocinho@hotmail.com), Tatiana Neves (tatiana.isabel.neves@gmail.com), Pedro Belo (pedro.belo.santos@gmail.com), Anabela Martins (anabelacmartins@estescoimbra.pt)
» ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS: O CASO DO SETOR FERROVIÁRIO EM PORTUGAL
Maria Lúcia Marques (mluciam@ipg.pt), José Ángel Pérez López (jangel@us.es), Rute Abreu (ra@ipg.pt)
» ESQUIZOFRENIA: (DIS)FUNÇÕES COGNITIVAS E IMPLICAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS
Maria Miguel Barbosa (mariambc@live.com.pt), Susana Machado (susana.dmachado@gmail.com )
» ESTEREOISÓMEROS NA TERAPÊUTICA COM BLOQUEADORES BETA-ADRENÉRGICOS
Carla Moutinho (carlamo@ufp.edu.pt), Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt), Joana Magalhães (25948@ufp.edu.pt), João Castro (19891@ufp.edu.pt), Carla Sousa (sousasil@ufp.edu.pt)
» USO DE PRODUTOS NATURAIS COM FINS TERAPÊUTICOS EM PEDIATRIA
Luís Miguel Fernandes Nascimento (luis.miguel@ipb.pt), Maria Helena Pimentel (hpimentel@ipb.pt), Maria Ângela Gonçalves Rocha de Aragão (maria.aragao@ipb.pt)


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690