Revista Egitania Sciencia - Volume 23 Revista Egitania Sciencia - Volume 23
Fazer investigação não é apenas um imperativo mas também uma necessidade. A investigação é o motor do progresso e do desenvolvimento económico, social e cultural da sociedade. Ajuda no bem-estar e melhora a qualidade de vida pois conduz ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que consequentemente geram emprego e crescimento.
Nas escolas, para além da educação e formação, cabe aos docentes criar uma cultura de investigação, apenas limitada pela criatividade, incentivando, facilitando e promovendo a investigação junto dos alunos.

A investigação nos Politécnicos deve ter um cariz prático e deve ser orientada para a resolução dos problemas das empresas. É obrigação dos investigadores e das instituições de investigação disseminar o conhecimento científico partilhando os resultados alcançados com a academia e a comunidade não académica. Releva-se o papel da Revista Egitania Sciencia como meio de comunicação na transferência do conhecimento.

Contribuir para a investigação significa olhar para um futuro baseado no conhecimento e ser parte ativa da sua construção em plena obediência pelas práticas e pelos princípios éticos reconhecidos.

O mundo só “pula e avança” quando cada um de nós mostrar disponibilidade para explorar a sua ignorância.

Amândio Baía

» Download da revista

Artigos:

» EMPRESAS PORTUGUESAS COM INOVAÇÃO DE MARKETING: UMA ANÁLISE EMPÍRICA
Maria Manuela Santos Natário (m.natario@ipg.pt), Ascensão Maria Martins Braga (sbraga@ipg.pt)
» INDÚSTRIA ALIMENTAR: FORÇAS E FRAQUEZAS
Enrique Claver-Cortés (enrique.claver@ua.es), Bartolomé Marco-Lajara (bartolome.marco@ua.es), Pedro Seva-Larrosa (pedro.seva@ua.es), Encarnación Manresa-Marhuenda (encarnacion.manresa@ua.es)
» ASSOCIAÇÃO ENTRE A OBSTIPAÇÃO INTESTINAL, HÁBITOS ALIMENTARES E ESTILO DE VIDA
Márcia Alexandra Louro Martins (a30319@alunos.ipb.pt), António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt), Juliana Almeida-de-Souza (julianalmeida@ipb.pt)
» PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS PORTUGUESAS – ESTUDO DE CASO
Joana Eduarda Soares Rios Gomes de Almeida (joanaeduardaalmeida@hotmail.com), Raquel Susana da Costa Pereira (rpereira@iscap.ipp.pt)
» O MARKETING COMO ESTRATÉGIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO
Joana Líbano (joana_libano@hotmail.com), Ascensão Braga (sbraga@ipg.pt), Fernando Neves (fneves@ipg.pt)
» GOVERNO DAS SOCIEDADES NAS EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES: EVIDÊNCIA PARA PORTUGAL
Inês Lisboa (ines.lisboa@ipleiria.pt)
» OPORTUNIDADES DE MERCADO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES ECOINOVADORAS: DA ANÁLISE AO DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE NEGÓCIO
Joaquín Sánchez-Planelles (joasanpl@ade.upv.es), Marival Segarra-Oña (maseo@omp.upv.es)
» RECURSOS NATURAIS COM PODER EDULCORANTE: CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E ANTIOXIDANTE DA STEVIA REBAUDIANA (BERT.), ANÁLISE SENSORIAL E CENTESIMAL DE RECEITAS DE BOLO DE LIMÃO COM INCORPORAÇÃO DE S. REBAUDIANA
Carla Sousa (sousasil@ufp.edu.pt), Adriana Oliveira (26183@ufp.edu.pt), Sara Vanessa Pinto (27509@ufp.edu.pt), M. Conceição Manso (cmanso@ufp.edu.pt), Ana F. Vinha (acvinha@ufp.edu.pt)
» PRODUÇÃO 3D BIOARTIFICIAL DE TECIDOS E ÓRGÃOS – UMA REVISÃO
Alexandra Silva Fernandes (alexandrasilfer1997@gmail.com), Francisco José Barbas Rodrigues (francsicobrodrigues@ipcb.pt)
» PERCEÇÃO JUVENIL DOS ESTEREOTIPOS DE GÉNERO ATRAVÉS DE NOVOS AGENTES DE SOCIABILIZAÇÃO
Amaia Yurrebaso Macho (amaiay@usal.es), Eva María Picado Valverde (evapicad@usal.es), Teresa Paiva (tpaiva@ipg.pt), José Luis Pérez Iglesias (jpi@usal.es)


             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690