Revista Egitania Sciencia - Especial Educação Revista Egitania Sciencia - Especial Educação
Esta edição especial sobre investigar em “Educação” da revista “EGITANIA SCIENCIA” é constituída por um conjunto de artigos enquadrados na missão: disseminar estudos sobre os processos educativos e suscitar a discussão e reflexão, necessária, sobre as diversas problemáticas da educação e sua investigação.
Esta edição deixa um conjunto de visões, conceções, questões, opções metodológicas de investigação, discussões, conclusões e reflexões, que procuram constituir um contributo para melhorar/inovar o que e como se ensina e se aprende. A inovação educativa trilha o caminho do questionamento reflexivo, exige investigação e perceção holística da realidade educativa.

A investigação educacional alicerçada em multi-referenciais teóricos vai-se construindo através da interligação/interação com as realidades/contextos educativos reais, bem como com a (re)construção de investigações empíricas, que buscam a inovação, a mudança, a consolidação de processos, bem como a (re)construção de percursos que procuram a resposta/os percursos para os questionamentos, de investigadores e professores, face aos complexos e múltiplos desafios/problemáticas societais. Toda a investigação educacional se enquadra num espaço, num tempo e num meio, que condicionam e fundamentam as opções metodológicas seguidas, bem como as técnicas utilizadas.
Deixamos o agradecimento a cada um dos autores pela partilha da sua investigação em educação. Expressa-se o desejo de que, esta edição, seja embrionária da construção de “nossa” comunidade de reflexão e discussão dos temas e problemas educacionais, bem como do (re)pensar o enfoque da investigação educacional.

Maria Eduarda Ferreira
Maio, 2020

» Download da revista

Artigos:

» TRABALHO INTERDISCIPLINAR: PROMOVER O PENSAMENTO CRIATIVO
María del Carmen Arau Ribeiro (maricarmen@ipg.pt), Noel Lopes (noel@ipg.pt), Natália Gomes (ngomes@ipg.pt), Pedro M.S.M. Rodrigues (prodrigues@ipg.pt)
» FATORES SOCIOLINGUÍSTICOS NA INTEGRAÇÃO ACADÉMICA DOS ESTUDANTES DOS PALOP
Luísa Queiroz de Campos (lcampos@ipg.pt), Maria Paula Martins das Neves (marianeves@ipg.pt), Nelson Clemente S. Dias Oliveira (nelsonoliveira@ipg.pt), María del Carmen Arau Ribeiro (maricarmen@ipg.pt)
» UMA EXPERIÊNCIA ERASMUS+ – DIFERENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REPÚBLICA CHECA E EM PORTUGAL
Florbela Rodrigues (florbela.rodrigues@ipg.pt), Elisabete Brito (beta@ipg.pt), Rita Arala Chaves (ritarala@ipg.pt)
» A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO — UM DESAFIO CONCRETIZADO?
Carla Ravasco (c.ravasco@ipg.pt), Florbela Rodrigues (florbela.rodrigues@ipg.pt), Rosa Figueiredo (rbranca@ipg.pt)
» ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – A PERCEÇÃO DA CRIANÇA
Ângela Pires (angela.s.v.pires@hotmail.com), Elisabete Brito (beta@ipg.pt), Filomena Velho (filomenavelho@ipg.pt)
» A POESIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: PARA LÁ DAS RIMAS E DAS QUADRAS
Ana Margarida Fonseca (anafonseca@ipg.pt)


             POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690