Revista Egitania Sciencia - Volume 7 Revista Egitania Sciencia - Volume 7
Nestas minhas primeiras palavras, enquanto Presidente do IPG, para a revista Egitania Sciencia, gostaria de reter algumas das afirmações por mim proferidas na sessão de tomada de posse.
Desde logo, porque entendo serem oportunas neste renovado convite ao envolvimento, de todos quantos lecionam neste Instituto, com a publicação que apresenta o seu sétimo volume, respeitando a sua periodicidade, reafirmando os seus objetivos.
Entendo que os docentes do ensino superior politécnico, e em particular do IPG, têm de interiorizar e assumir, definitivamente, que o seu papel e a sua responsabilidade, vai muito para além da tarefa, árdua e exigente, sem dúvida, que é a docência.

A disponibilidade para a execução de outras atividades, para o envolvimento em projetos com a comunidade, para a sua progressão académica, deve ser complementada com uma grande dose de voluntarismo, de capacidade de iniciativa e criatividade. Neste contexto, está, assim, o seu contributo para a crescente valorização e projeção deste Revista, quer em termos nacionais, quer em termos internacionais.
Aliás, como já evidenciei, o enfoque na internacionalização é uma dimensão crítica e prioritária do mandato recentemente iniciado. Reafirmo que a internacionalização terá, necessariamente, de incluir (para além da mobilidade de docentes, estudantes e não docentes) parcerias internacionais centradas na formação e investigação, onde, com justiça, deve intervir a Egitania Sciencia, como plataforma aglutinadora da difusão de saber.
A qualidade de ensino, investigação e dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior passa, claramente, pela qualidade dos seus recursos humanos, pela qualidade das suas instalações, pela existência de recursos materiais adequados mas também pela sua produção editorial e científica.
Esta Revista continuará a ser uma das nossas apostas e um desafio permanente à colaboração de todos.
Constantino Rei
Presidente do IPG



Artigos:

» APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE BOX-JENKINS À PROCURA TURÍSTICA NA LITUÂNIA
Maria Manuela Gomes Ferreira (maria.gomes.ferreira@hotmail.com) e Paula Odete Fernandes (pof@ipb.pt)
» A ANÁLISE DA PERDA DE IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE CONTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE OHLSON NO SECTOR DO CARRO
Teresa Duarte Atoche (tduarte@us.es), J. Ángel Pérez López (jangel@us.es), J. Antonio Camúñez Ruiz (camunez@us.es) e Inés Moreno Campos (ines@us.es)
» A IMPORTÂNCIA DE AGIR E PENSAR ESTRATEGICAMENTE NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS
António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt) e Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt)
» REVISÃO DO MUNDO DA MINERAÇÃO. ANÁLISE COMPARATIVA COM A EXPLORAÇÃO DAS MINAS DO KAZAQUIATÃO
Aliya Bukayeva (asper1975@mail.ru)
» AS ELITES QUE PROTAGONIZARAM O ARRANQUE E DESENVOLVIMENTO DO PERIODISMO BEIRÃO
Regina Gouveia (rgouveia@ipg.pt)
» ESTUDO DO SISTEMA COMPÓSITO POLI(CLORETO DE VINILO) RÍGIDO/CARBONATO DE CÁLCIO
José Reinas dos Santos André (jandre@ipg.pt)
» ENURESE NOCTURNA: EPIDEMIOLOGIA, FISIOPATOLOGIA, FACTORES PSICOLÓGICOS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Ana Lemos, Ana, F. Vinha (ana.vinha@ipsn.cespu.pt), Marisa Machado (marisa.machado@ipsn.cespu.pt), Maria Emília Santos (emilia.santos@ipsn.cespu.pt) e Maria Teresa Herdeiro (maria.herdeiro@ipsn.cespu.pt)
» A INFLUÊNCIA DAS AULAS DE CICLISMO INDOOR SOBRE A SAÚDE DE IDOSOS ENTRE 60 E 70 ANOS COM HIPERTENSÃO
PhD D. Sawaryn and Phd Renata Grzywacz
» MODELOS DE GESTÃO DO ENOTURISMO NA D.O. RIBEIRA DO DOURO
Mónica Matellanes Lazo (mmatellanes@uemc.es)
» A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL E O RISCO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR
Figueiredo Sandie, Ana F. Vinha (ana.vinha@ipsn.cespu.pt), Marisa, Machado (marisa.machado@ipsn.cespu.pt), Maria Emília Santos (emilia.santos@ipsn.cespu.pt) e Maria Teresa Herdeiro (maria.herdeiro@ipsn.cespu.pt)
» O PAPEL DO PRÓXIMO, A IDEOLOGIA POLÍTICA NO POSICIONAMENTO DE NOTÍCIAS DIÁRIAS TRADICIONAIS: O CASO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO UEMC
Alejandro Tapia Frade (atapia@uemc.es), Matías López Iglesias (mlopez@uemc.es) e Raquel Herranz Asensio


               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690